Madre Teresa

"Seguir a Jesus é simples, não é fácil. Ame até doer, depois ame ainda mais."

Monday, October 26, 2009

Lectio Divina - Ponte entre Catolicismo, Protestantismo e a Igreja Ortodoxa

Em varias conversas com o Pastor Paulo durante o meu periodo de "missoes" de 4 meses na Igreja Nova Jerusalem, o tema da lectio divina era mencionado. Entao resolvi correr atras do que isso realmente significava e fiquei perplexo com os resultados!

De acordo com a Wikipedia (fonte de todo o conhecimento virtual, hehe), lectio divina pode ser definida como "um método de oração que pode levar à mais alta contemplação, muito praticado na Igreja desde os seus primórdios, particularmente nos mosteiros beneditinos."

Essa tradicao e muito antiga entre os cristaos e praticada ate hoje por monges ao redor do mundo! Mas o mais engracado e saber que pratica da lectio divina nao se encontra em mosteiros afastados e longe do homem comum.

De acordo com o Pastor Paulo a lectio divina ja tem mais de 1 milhao de adeptos so na America do Sul! E interessante saber que existe uma busca por um contato pessoal, pela meditacao, pelo tempo a sos, mesmo ao meio da geracao "quick", do instantaneo e do passageiro.

A lectio divina e interessante tambem porque nao e uma pratica estritamente Catolica, ou Protestante ou ate mesmo Ortodoxa. Ela abrange aspectos tao comuns no Cristianismo que todas as diferentes tradicoes dentro do Cristianismo podem pratica-las!

Eu me animei tanto com a ideia que resolvi comprar uma devocional que segue a linha da lectio divina e vou comecar a aplicar esses metodos na minha vida espiritual!

Para aqueles sedentos por entender a lectio divina, aqui vao alguns passos essenciais:

1- Lectio - Leitura: "toma-se o Texto Sagrado, A Sagrada Escritura de preferência e faz-se a leitura lenta e cuidadosa do texto, não tanto com o objetivo de fazer uma exegese bíblica, mas sim o de 'escutar' o que Deus fala ao leitor. Pode-se repetir a leitura quantas vezes for preciso, até que se sinta 'tocado', pelo Senhor."

2- Meditatio - Meditacao: "rumina-se a Palavra, busca-se perceber o que é que Deus fala àquele(a) que lê. Não é mais uma leitura, mas uma 'escuta' da Palavra. "Fala, Senhor, teu servo escuta!"

3- Oratio - Oracao: "esponde-se a Deus que antes falou. De acordo com o contexto, com a história pessoal de cada um naquele momento, deixa-se o coração derramar-se diante do Senhor. Se antes se escutou, agora responde-se a Deus. Pode ser uma súplica, ação de graças, petição, o que o coração mandar, enfim. É um diálogo com Deus e uma relação entre dois seres que se amam. A alma e Deus!"

4- Contemplatio - Contemplacao: "já não há mais necessidade de palavras. O orante/leitor tomou contato com o texto escrito, ou até diante da Natureza, de um fato da vida; leu, ou melhor, 'escutou' a Voz que fala em seu coração. Responde a essa Palavra, escrita ou não. E no último estágio, na Contemplação, cala-se, adora, entrega-se numa adoração muda e silenciosa."

Esses sao passos simples que podem trazer diretriz para uma vida devocional que as vezes estava sem rumo ou sem proposito. No meu caso, a lectio divina estruturou meu tempo com Deus e hoje minha vida espiritual esta situada nos pes de milhoes de cristaos ao redor do mundo que conosco usaram a lectio divina para se comunicar com Deus!

Que Deus o ajuda a entender a importancia das tradicoes dos antigos cristaos. E que juntos, Catolicos, Protestantes e Ortodoxos, possamos nos aproximar daquele que a todo momento tenta nos aproximar.

Samuel Alfaro Pirondi (e Wikipedia!)

Obs: se voce tem alguma duvida, por favor deixe suas perguntas no comentario!

1 commentários:

Josa Cardoso said...

Cara, curti demais esse lance!
Se repararmos, algumas vezes em nossos devocionais (pelo menos eu), chegamos bem perto de todo esse lance da lectio divina. E com seu texto percebi que eu preciso atender a alguns passos, para que a contemple inteiramnete.
Muito bom mesmo, mande um e-mail pra mimse tiver mais conteudo sobre esse assunto, um abraço irmão, fique na paz!

Post a Comment

 
Igreja Relevante Prudente. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.